Esqueci minha senha
Ainda não sou cadastrado

MINHA CESTA

0 item(s) | Total: R$ 0,00

A certificação é a sua garantia de segurança!

O selo de certificação de um alimento orgânico é a sua garantia de segurança!
Ele irá lhe fornecer muito além da certeza de estar levando para a casa um produto isento de contaminação química. Garante também que esse produto é o resultado de uma agricultura capaz de assegurar qualidade do ambiente natural, qualidade nutricional e biológica de alimentos e qualidade de vida para quem vive no campo e nas cidades. Ou seja, o selo de "orgânico" é o símbolo não apenas de produtos isolados, mas também de processos mais ecológicos de se plantar, cultivar e colher alimentos.
Abaixo estão especificadas algumas das certificadoras e seus contatos para que você possa conhecer um pouco mais 'a respeito deste importante trabalho:

IMO - Começou a operar, no início de setembro de 2001, o escritório da certificadora suíça IMO (Instituto de Mercado Ecológico). Com sede em São Paulo, a empresa IMO-Control do Brasil se dedica exclusivamente aos serviços de inspeção e certificação de sistemas de controle de qualidade ambiental e social, com ênfase para a agricultura orgânica. É credenciada pela IFOAM e possui certificado ISO 65, que garantem o acesso aos maiores mercados consumidores: Europa, EUA e Japão.
A IMO certifica produções agrícolas com base no regulamento europeu CEE 2092/91 e nas exigências dos principais selos privados. Atua também nas áreas de têxteis ecológicos, produtos de madeira, apicultura, aqüicultura, criação de animais e critérios sociais.

ECOCERT - A Ecocert Brasil chegou ao país no início de 2001 e seu escritório fica em Florianópolis, Santa Catarina. A certificadora é uma representação da empresa francesa Ecocert, considerada uma das maiores da Europa e presente em mais de 50 países.
Além da certificação para produção orgânica, a certificadora fornece atestados para outras aplicações agroecológicas, como, por exemplo, cadeias produtivas de soja não-transgênica, a exploração sustentável de florestas e a ausência de mão-de-obra escrava infantil. Neste caso, o selo leva a marca da Concert, pertencente a Ecocert.

Site: www.ecocert.com.br
E-mail: ecocert@ecocert.com.br

O IBD - Associação de Certificação Instituto Biodinâmico é uma organização que desenvolve atividades de certificação de produtos orgânicos e biodinâmicos. Foi instituída em 1991, desmembrando-se do então Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural.
A produção orgânica certificada pelo IBD inclui projetos agrícolas, produção de insumos, industrialização de alimentos, pecuária de corte, piscicultura, silvicultura, entre outros. Atualmente, estão associados ao IBD cerca de 700 projetos certificados e/ou em processo de certificação abrangendo todas as regiões do país e alguns países da América Latina, representando um universo de mais de 4.500 produtores e 300 mil hectares. Entre seus clientes figuram tanto grandes produtores e exportadores de produtos agrícolas quanto um número cada vez maior de médios e pequenos agricultores, algumas comunidades indígenas e um quilombo.
A certificação IBD tem credibilidade internacional e é monitorada por instituições como a IFOAM (International Federation of Organic Agriculture Movements), da Inglaterra; DAR, da Alemanha; USDA, dos Estados Unidos; JAS, do Japão e DEMETER International.

Além disso, concede a certificação do padrão EURPGAP (frutas, hortaliças e animais para produção de carne).
Produtos com certificado IBD são exportados para a Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, EUA, França, Holanda, Japão, Reino Unido, Suécia, Suíça e Canadá. Os principais produtos exportados são café, soja, açúcar, citrus, carne, óleos, castanha de caju, cogumelo, frutas tropicais, palmito, cacau e guaraná.

http://www.ibd.com.br/

O TECPAR - O Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), empresa pública de direito privado, foi fundado em 1940 e vem ao longo dos anos desenvolvendo ações no sentido de proporcionar melhores condições ao desenvolvimento e à capacitação empresarial e institucional. É pioneiro no apoio ao desenvolvimento tecnológico e industrial, atuando em pesquisa, desenvolvimento, inovação, prestação de serviços tecnológicos, assim como no desenvolvimento e produção de imunobiológicos.
A credibilidade e o reconhecimento que conquistou junto ao meio empresarial fez com que em 1997 o TECPAR estruturasse o serviço de avaliação da conformidade para atender à demanda das organizações interessadas, operacionalizado pelo TECPAR CERT.
O TECPAR CERT é um organismo nacional que oferece credibilidade internacional, sendo acreditado para certificação de sistemas de gestão e certificação de produtos junto a ANATEL e ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), o qual possui acordo de reconhecimento com os membros do International Accreditation Forum (IAF).

www.tecpar.br/

A OIA–BRASIL - É uma empresa brasileira, que faz:
Certificação de produtos e serviços da Agricultura Orgânica;
Certificação de Origem e Qualidade de produtos agropecuários;
Capacitação técnica nas áreas de Normas de Produção Agropecuária e Certificação de produtos agropecuários;
Certificação de produtos e serviços para os mercados interno e externo.
É associada à OIA da Argentina, que tem as acreditações internacionais IFOAM e ISO 65 e cujos produtos certificados podem ser exportados para todos os países do mundo. 
Firmou convênio com a AAO – Associação de Agricultura Orgânica, permitindo que os produtos certificados por esta Associação possam ser exportados para todos os países. 
Contato:
Tel/fax (11) 3062-1145
Rua Augusta 1939 / sala 61
São Paulo / SP
CEP 01412-000
E-mail: neto@oiabrasil.com.br / edegar@oiabrasil.com.br
Web: www.certificacionoia.com  
 

MINAS ORGÂNICA - Fundada em março de 2001, após o Encontro Mineiro de Produção Orgânica realizado em Caeté, MG, a Minas Orgânica - Associação Mineira para certificação de produtos orgânicos é uma sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, apartidária, com atuação em todo território nacional; que, sem distinção de nacionalidade, credo ou raça; com suas atividades orientadas à certificação orgânica de produtos in natura, semi-elaborados ou industrializados, de modo a garantir à produtores, comerciantes e consumidores a qualidade da produção, a preservação do ecossistema e a qualidade do planeta terra.

A MINAS ORGÂNICA tem como objetivos:
1. Certificar produtos vegetal e animal, seja este in natura, semi-elaborados ou de industrializados, quanto à sua qualidade orgânica;
2. Promover e estimular o intercâmbio entre indivíduos, entidades e instituições, de caráter público ou privado, no país ou no exterior, em torno de temas relacionados com os objetivos da MINAS ORGÂNICA;
3. Resgatar, validar e difundir experiências de organização técnica e econômica desenvolvidas por produtores rurais ou do interesse destes;
4. Indicar técnicos associados para prestar serviço de assessoria na área de produção, beneficiamento, comercialização e industrialização de produtos orgânicos e afins à Comunidade, Associações, Sindicatos e demais organizações voltadas à promoção e ao desenvolvimento da população rural;
5. Elaborar e promover projetos ou ações de informações; treinamento e capacitação  de consumidores, comerciantes, técnicos e produtores orgânicos nas áreas consideradas essenciais para o objetivo da MINAS ORGÂNICA;
6. Promover, apoiar e estimular pesquisas ou experiências na área tecnológica, dos sistemas de produção e de realidade sócio-econômica;
7. Editar publicações e difundir resultados de estudos ou pesquisas, promover seminário, cursos e encontros sobre temas afins com os objetivos da MINAS ORGÂNICA;
8. Estimular e incentivar o intercâmbio entre comunidades e organizações rurais e urbanas;
9. Criar, aperfeiçoar e difundir metodologias que instrumentalize os seus objetivos, promover, apoiar e estimular a população com quem trabalha quanto ao comportamento de participação de organização e de intercâmbio;
10. Organizar congressos, simpósios, seminários, cursos, feiras, palestras e outras atividades educacionais  objetivando a divulgação produção orgânica e educação ambiental.

CONTATO:
Minas Orgânica
Rua. Guajajaras, 1470  sala 1307, Barro Preto
Belo Horizonte / MG - CEP 30180-101

ABIO - A Associação de Agricultores Biológicos (ABIO) foi criada em 1985, a partir da primeira feira de produtos orgânicos do Brasil, a de Nova Friburgo. Hoje, é responsável pela certificação de 120 unidades produtivas, além de empresas comercializadoras e processadoras de alimentos orgânicos. Atualmente, a ABIO conta com os seguintes núcleos de produtores no estado do Rio de Janeiro: Nova Friburgo, Itaboraí/Cachoeiras, Teresópolis, Brejal, Petrópolis, Seropédica e Eldorado.
Contatos: Tel: (21) 2625-6379
e-mail: contato@abio.org.br
home-page: www.abio.org.br

A BCS Öko-Garantie (do alemão BCS Eco-Garantia) é uma certificadora independente, acreditada
oficialmente para verificar os seguintes regulamentos de produção e manipulação de produtos orgânicos:
Brasil (Lei 10.831)
nião Européia (CE 834/2007)
apão (MAFF)
EUA (USDA)
E outros regulamentos governamentais e privados

CMO - A Fundação Mokiti Okada vem desenvolvendo a Agricultura Natural no Brasil desde 1979 (iniciada e instituída na década de 30 pelo filósofo Mokiti Okada).
Nesse contexto, decorrente do grande crescimento da Agricultura Natural em escala mundial, surgiu uma forte necessidade por parte dos agricultores de terem seus produtos legitimamente reconhecidos e autenticados por uma instituição idônea e notadamente atuante no meio da Agricultura Natural.
O processo de Certificação apresentado pela Certificadora Mokiti Okada, está alicerçada na Agricultura Natural, que tem como princípio básico fazer o solo, organismo vivo, emanar toda a sua força vital e sua capacidade produtiva, sendo ponto fundamental para a melhoria do nível espiritual e material do ser humano, tornando assim um homem verdadeiramente sadio. Antes de tudo visa valorizar e reconhecer o esforço dos agricultores que optaram pela oferta de alimentos saudáveis, alimentos esses que são ferramentas para formação de uma nova sociedade.
Rua Morgado de Matheus, 77 - Mezanino - Vila Mariana
CEP: 04015 - 050 - São Paulo - SP tel:/fax: (011) 5087 5184
e-mail: certcmo@terra.com.br

Fonte: http://www.planetaorganico.com.br/qcertif.htm


Bookmark and Share