Esqueci minha senha
Ainda não sou cadastrado

MINHA CESTA

0 item(s) | Total: R$ 0,00

Os benefícios da Goji Berry

Todos nós sabemos o quão importante os antioxidantes são para nosso bem-estar e para nossa saúde em geral. De fato, os antioxidantes são muito importantes na prevenção de doenças e até em manter o câncer à distância. Um super alimento que faz este trabalho de maneira notável é a "goji berry".

As "goji berries" são encontradas na China e na Europa. Na medicina tradicional chinesa elas têm sido usadas em muitos preparados medicinais por milhares de anos, provando sua eficácia como uma planta/erva medicinal. 

Estas “amoras avermelhadas e alongadas” são também conhecidas pelo nome de “Wolfberry”, “espinho do deserto” e “videira matrimonial” enquanto que o nome chinês é gou qi zi. Elas são em geral secas e comidas como uvas passas. “Goji berries” crescem bem em climas áridos e podem até sobreviver num lugar deserto. Estas frutinhas são recheadas de nutrientes e possuem uma quantidade imensa de benefícios.

O suco “Goji” ganhou muita popularidade recentemente à medida em que as pessoas do Ocidente descobriram os benefícios fantásticos oferecidos por esta planta. Uma boa qualidade das “Goji berries” é que elas podem ser consumidas diretamente ou adicionadas em receitas e usadas como comida.

Aqui está uma lista de benefícios oferecidos por esta frutinha fantástica que a coloca no topo da lista dos super alimentos.

BENEFÍCIOS

Os benefícios oferecidos pelas “goji berries” são inúmeros e alguns estudos foram conduzidos em pacientes humanos como parte de uma pesquisa para determinar a eficácia desta frutinha. No entanto, eis aqui alguns dos benefícios surpreendentes oferecidos pelas “goji berries” e ao tomar conhecimento deles compreende-se porque essa frutinha se popularizou na área de saúde.

- Como se sabe, as “goji berries” são ricas em antioxidantes, particularmente caratenóides tais como betacaroteno e zeaxantina. Estes caratenóides são muito úteis na proteção da retina do olho e na melhoria da visão. De fato, é sabido que alimentos ricos em zeaxantina previnem a perda da visão em pessoas acima de 65 anos.

- “Goji berries” são uma boa escolha para a proteção do fígado e dos rins.

- Um dos benefícios básicos das “gogi berries” é que elas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, daí ajudando-nos a permanecer saudáveis por mais tempo.

- Os polissacarídeos presentes nas “goji berries” são fantásticos para a glândula pituitária estimulando-a a liberar HGH, o hormônio do crescimento humano. Este é de fato o hormônio principal que controla os demais e pode até reverter os efeitos do envelhecimento, fazendo-nos parecer e sentir mais jovens.

- “Goji berries” têm também um valor ORAC* alto, o que é extremamente importante na prevenção da oxidação e na preservação das células, o que consequentemente previne o envelhecimento.

- “Goji berries” evitam a fadiga e o cansaço que são as consequências mais comuns de uma vida corrida e agitada que a maioria das pessoas leva hoje em dia. Também ajudam no alívio de dores de cabeça e na prevenção da insônia.

- Fanáticos pela saúde e por condicionamento físico consomem “goji berries” regularmente porque elas ajudam muito na perda de peso e mantêm o corpo em forma e jovem.

- Pesquisas mostraram que as “goji berries” são excelentes para melhorar a fertilidade e a função sexual, principalmente nos homens.

- É sabido que as “goji berries” melhoram a circulação e ajudam as pessoas a viver vidas mais longas.

- Por causa de seu alto teor de vitaminas e minerais as “goji berries” reduzem a pressão sanguínea e o colesterol. Algumas pessoas alegam que elas podem até prevenir o câncer, se bem que esse aspecto precisa de mais pesquisa.

EFEITOS COLATERAIS

As “goji berries” são muito seguras, porém as precauções usuais prevalecem. Além disso, as “goji berries” podem interagir com drogas anticoagulantes ou afinadores de sangue tais como warfarin e isso pode levar a alguns efeitos adversos.

USOS

Há várias maneiras de consumir as “goji berries”. Já  que são muito parecidas com uvas passas elas podem ser consumidas como lanches diretamente da embalagem. Muitas pessoas já incorporaram as “oji berries” em seu café da manhã, misturando-as com sua granola, ao invés das uvas passas, tornando-as parte de seu estilo de vida. 

“Goji berries” são deliciosas e próprias para um lanchinho sensacional. Algumas pessoas tomam chá de “goji berry”, uma vez que ele proporciona a mesma quantidade de benefícios.Na medicina tradicional chinesa as "goji berries" podem ser adicionadas a sopas ou seu extrato líquido pode ser oferecido aos pacientes. A "goji berry"em pó também pode ser adicionada a milk-shakes ou smoothies como um aditívo de saúde.

Há inúmeras maneiras de usar as “goji berries”, mas se você tem receio de alguma interferência com os remédios que está tomando, é sempre aconselhável consultar um médico. 

 

* Tabela ORAC (do inglês, Oxygen Radical Absorbance Capacity) foi desenvolvida por cientistas no Instituto Nacional do Envelhecimento, uma divisão dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, para medir a capacidade antioxidante de alimentos.

 

BeWellBuzz - 15/02/2011


Bookmark and Share 

< voltar