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Qual é a do tofu?

Após ler esta reportagem, você levará esse ingrediente a sério. Leve e nutritivo, ele previne doenças e se mostra versátil em pratos doces e salgados

O tofu é obtido do feijão de soja e é um curinga na cozinha oriental por ser versátil e ótima fonte de proteína. Desde os anos 1980, tem cativado os paladares do Ocidente ao se mostrar um poderoso item de saladas, refogados, e também vem sendo muito requisitado como recheio de tortas, lasanhas e panquecas. Rico em cálcio e fonte de ômega 3, o “queijo de soja”, como é conhecido, é menos calórico que o tradicional queijo branco e é um ótimo aliado na prevenção da osteoporose e de doenças cardiovasculares. Além disso, possui isoflavonoides que atuam como fator de proteção contra o câncer de mama, de colo do útero, de próstata e auxiliam a diminuir os sintomas da menopausa, como calor excessivo, irritação e pele seca.  

De acordo com a nutricionista Roseli Ueno Ninomiya, da Clínica MAE - Medicina de Atendimento Especializado, o ingrediente é feito sob um processamento térmico que agrega propriedades a ele. “É uma proteína vegetal que pode ser consumida por pessoas que sofrem de intolerância a lactose ou mesmo por aquelas que não se adaptam muito bem à soja. Ele é melhor digerido do que o grão da leguminosa”, afirma Roseli. Quem prova o incorpora de vez na alimentação diária. A artista plástica Grace Knoblauch gosta da combinação da textura leve com o gosto suave. “Adoro colocá-lo picado no molho shoyu para acompanhar saladas, ou então combinado com abobrinha em recheios de lasanhas vegetarianas”, diz.  

Para a jornalista Ana Laura Mosquera, o mais interessante é a consistência que o alimento dá aos pratos. “Uso como substituto da ricota em patês, temperado com pimenta, azeite, sal e ervas”, afirma. No restaurante Moinho de Pedra, na capital paulista, coordenado pela chef Tatiana Cardoso, ele é utilizado em diversas opções. “As pessoas têm que comer alimentos que se aproximem da terra, da natureza, e o tofu é um deles.” Segundo a chef, é possível preparar receitas com o derivado da soja em casa e sem complicações. Como entrada, Tatiana sugere uma salada verde com tofu marinado em um molho delicioso de manjericão. Já o prato principal fica por conta da quinoa, rica em proteínas, acompanhada de tofu assado com shimeji. Para fechar, um bolo de cacau com cobertura de tofu com chocolate. Dá para acreditar? O sabor é tão bom quanto o de um bolo convencional, e com muito mais nutrientes. 

Se você passou a conhecê-lo melhor a partir desta reportagem, aproveite e arrisque-se em sua própria receita e combinação. Não há limites para o tofu. Ele se transforma da maneira que você quiser.  

A ARTISTA DO TOFU

Tatiana Cardoso iniciou sua vida profissional há dez anos na Natural Cookery School, em Nova York, e passou por estágios em renomados restaurantes nos Estados Unidos e em Portugal. Integrante da Sociedade Vegetariana Brasileira, participa extensivamente de eventos nas áreas de saúde, sustentabilidade e gastronomia orgânica. Todos os dias, desenvolve os pratos do restaurante Moinho de Pedra com cardápios diversificados e estende seu trabalho aos clientes por meio de seus cursos e workshops culinários.

 

Fonte: Bons Fluidos - Clara Vanali - Via: Planeta Sustentável


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