Esqueci minha senha
Ainda não sou cadastrado

MINHA CESTA

0 item(s) | Total: R$ 0,00

10 jeitos de usar óleo de coco

Ele é uma verdadeira bênção para a saúde: reforça o sistema imunológico, diminui o colesterol ruim (e aumenta o bom), ajuda a proteger o coração e previne a osteoporose. Mas sabia que o óleo de coco também pode substituir cosméticos e produtos para a casa? Teste estas sugestões superúteis

 

1. PRATO SAUDÁVEL

Trocar o óleo de cozinha comum pelo de coco extravirgem é uma boa pedida. Isso porque ele é rico em gorduras de fácil absorção: em vez de se acumularem no corpo em forma de pneuzinhos, transformam-se em energia. Ao usá-lo em refogados, deixe derreter na panela antes de colocar os alimentos. O gosto de coco fica suave, uma delícia!  

2. SEM MAKE NOS OLHOS

Só um produto com óleo na composição é capaz de eliminar totalmente o traço do delineador ou a máscara para cílios à prova d’água. Por isso o óleo de coco é uma ótima opção! Coloque um pouquinho num chumaço de algodão e passe nas pálpebras, fazendo movimentos circulares, até retirar toda a maquiagem. Você também pode aplicá-lo no contorno dos olhos para prevenir ruguinhas e melhorar a hidratação dessa área tão delicada.  

3. CABELO HIDRATADO

Seus fios estão ressecados e você não sabe mais o que fazer para controlar o frizz... Antes de dormir, umedeça ligeiramente as pontas, coloque uma colher (chá) de óleo de coco morno nas mãos, massageie e distribua o produto com um pente fino. Depois ponha uma touca de banho e vá para a cama. As moléculas de ácidos graxos do coco penetram na cutícula do cabelo até o córtex, fazendo uma hidratação profunda. Lave os fios no dia seguinte.  

4. DOBRADIÇAS SILENCIOSAS  

Quem gosta de porta rangendo? Lubrifique as dobradiças metálicas com óleo de coco, que tem a vantagem de não manchar móveis claros como os lubrificantes comuns.  

5. SEXO PRAZEROSO  

Aumente o conforto durante o ato sexual substituindo o lubrificante industrializado por 1/4 de colher (chá) de óleo de coco. A vantagem? Se você aplicá-lo todos os dias, os ácidos mirístico e caprílico de sua composição aumentam a elasticidade da pele da vagina, tornando-a mais resistente e macia. Mas atenção: não use o óleo com preservativo, pois ele reage com o látex, causando perfurações na camisinha.  

6. SAÚDE PARA OS CÃES  

O calor e a umidade favorecem o surgimento de feridas nos cachorros. Acabe com elas esfregando óleo de coco na região afetada. O ácido láurico do coco diminui a irritação e mata as bactérias. E para deixar a pele e o pelo do totó mais saudáveis, coloque diariamente na comida dele 1/2 colher (chá) de óleo para cada 20 kg de peso. Em tempo: gato também pode consumir, mas se ele tiver diarreia, suspenda o uso.  

7. XÔ, COCEIRA!  

Se você tem alergia à picada de insetos, alivie a coceira provocada pelos mosquitos esfregando um pouco de óleo de coco na pele. As propriedades anti-inflamatórias reduzem rapidamente o inchaço, além de acelerar o processo de cicatrização.  

8. BYE, BYE, ACNE!  

Para eliminar as espinhas do rosto, do peito e das costas, esfregue óleo de coco na região afetada até que seja absorvido. Mesmo sendo oleoso, ele não obstrui os poros. Mais: o produto contém ácido láurico, que é 15 vezes (isso mesmo!) mais efetivo no combate às bactérias do que o peróxido de benzoíla, medicamento indicado contra a acne. Além disso, o óleo não provoca descamação e irritação, que podem surgir com o uso do remédio convencional.  

9. MADEIRA PROTEGIDA  

Que tal deixar aquele móvel que você adora de cara nova? Numa tigela, coloque uma parte de suco de limão e duas de óleo de coco e misture bem. Depois molhe um pano macio no líquido e passe em toda a superfície da peça. O limão vai dissolver a sujeira e a gordura, enquanto o óleo penetrará nos poros da madeira, bloqueando a umidade e restaurando o brilho. Tudo numa passada só!  

10. COR NATURAL  

Com o tempo, os vasos de cerâmica absorvem a umidade da terra, ganhando manchas esbranquiçadas, ou perdem aquela tonalidade vistosa do barro. Porém, se você espalhar mensalmente uma camada fina de óleo de coco nos objetos, eles ficarão sempre bonitos.

 

Planeta Sustentável - Mariana Viktor


Bookmark and Share 

< voltar