Esqueci minha senha
Ainda não sou cadastrado

MINHA CESTA

0 item(s) | Total: R$ 0,00

Baleias jubarte do Brasil estão salvas da extinção

Depois de chegar à beira do extermínio, as baleias jubarte do Brasil estão oficialmente salvas da extinção em águas nacionais. Quem traz a boa notícia é o Ministério do Meio Ambiente (MMA) nesta quinta-feira (22), não por acaso o Dia Internacional da Biodiversidade.  

Há 100 anos, a população de baleias jubarte no Brasil era de aproximadamente 25 mil animais. Em meados do século 20, no entanto, a espécie foi dizimada a míseros 2%, sobretudo por conta da caça predatória.  

Apenas em 1986, graças à moratória global decretada pela Comissão Baleeira Internacional - e reproduzida pelo governo brasileiro -, o cenário começou a mudar e a quantidade de baleias jubarte no Brasil voltou a ascender. Hoje, o país já conta com 60% da população original da espécie, o que fez o MMA tirar o animal da lista de bichos ameaçados do país.  

Mas o trabalho de proteção ao animal continua: na próxima edição do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, que deve ser lançado no segundo semestre de 2014 pelo Instituto Chico Mendes, a baleia jubarte aparecerá como espécie "quase ameaçada".  

Isso porque o aumento da população nas águas brasileiras remete a outras ameaças, como colisões com embarcações e acidentes com redes de pesca, sem contar a poluição das águas marinhas - inclusive sonora - que também prejudica a espécie.  

Mundialmente, a baleia jubarte já não é considerada um animal ameaçado de extinção desde 2008, quando deixou a Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza.

 

Planeta Sustentável - 22/05/2014


Bookmark and Share 

< voltar